domingo, 20 de março de 2011

Stress na blogosfera


Esse título pode parecer provocativo, mas na verdade, o que eu gostaria é dar a minha opinião sobre um assunto que "ferveu" essa semana pela blogosfera.

Não sei se alguma de vocês leu em algum blog "desabafos" de suas criadoras sobre os comentários que algumas meninas estão deixando em seus posts. Uma delas, pessoa que tenho em alta conta nesse meio, já começou se justificando que não havia tido um dia bom, e prefiro acreditar que foi esse o motivo de sua, como posso dizer... grosseira... falta de consideração com suas leitoras.

A Febre da semana foi em reclamar que muitas meninas entram em seus blogs para deixar recados como: "Adorei!" ou "gostei muito do seu blog", "tem promoção no meu blog, passa lá" e até "estou te seguindo, me segue também".

Claro que, quando você se dispõe a escrever para o seu blog, espera-se que as pessoas leiam e se identifiquem ou não com o que você postou, pois não perdemos nosso tempo a toa, se estamos aqui dividindo a nossa opinião é porque queremos compartilhar algo com todos. Com isso, esperamos uma opinião sincera e concreta a respeito.

O que nossas companheiras de escrita não perceberam é que os blogs estão na internet para serem acessados livremente. A partir do momento que você coloca um post no ar, você tem que estar ciente de que todo mundo pode acessá-lo, sem restrições, se você está escrevendo algo na rede e quer selecionar seus acessos, coloca uma senha ou faça um diário em papel. Agora, quanto a publicação dos comentários, cabe ao moderador (a) filtrar ou não e ninguém tem mais nada a ver com isso.

Penso também que se o número de blogueiras está crescendo demasiadamente nos últimos tempos é porque essas meninas mais experientes e que já estão cansadas de receber comentários foram responsáveis pela expansão deste recurso e que, assim como elas, as novatas também querem ser lidas e participar deste mundo virtual. Dessa forma, não há nada de mal em solicitar que alguém visite o seu blog, pelo contrário, já encontrei pessoas maravilhosas através destes comentários.

Creio também que, essas pessoas autosuficientes (leia-se blogueiras antigas) não saem a procura de blogs para tirar informações e, através disso, conhecer esses criados recentemente, o que é uma pena, pois tem coisa muito boa por aí e que não é divulgada pelo simples fato de não haver um meio para isso. Essas pessoas já conseguiram os seus contatos e recebem informações e presentes direto de empresas que descobriram nesse filão uma forma barata e eficaz de divulgar os seus produtos. Prova disso é a explosão da indústria esmaltística, que foi a maior beneficiada pelos blogs.

Quanto mais conhecido e visitado é o blog, maior é o jabá que eles levam das empresar! Pronto falei!!

Porém, nem tudo são flores, existem pessoas interesseiras neste meio, aquelas que querem tirar proveito dos outros em benefício de si próprio, esses casos sim eu abomino! São aquelas que entram em contato visando a si e não divulgar seriamente o que está em foco. Além daquelas que só entram, não lêem os seus posts e saem escrevendo qualquer coisa. Para essas também desejo os meus pesames. Fiquei sabendo que uma cidadã entrou num blog super sério de uma pessoa grávida, que está com câncer e usa o blog como meio de desabafo e procura de ajuda, aí uma fulana deixou um recado dizendo "Achei o seu blog um graça, passa lá no meu"!! PARA TUDO, isso é a maior falta de consideração ao ser humano.

Sem mais comentários.

14 comentários:

  1. Oi querida, adorei esse post, a blogosfera estava realmente precisando de um assunto desse!
    Assino embaixo o q vc disse, eu criei um blog recentemente, sigo uns trocentos blogs, mas não espero q sigam o meu, a pessoa tem que seguir um blog que ela adora, não por obrigação. Nem ligo se não querem me seguir, acho isso uma besteira, e eu realmente acesso os blogs que sigo, eu adoro, leio tudo, aprendo sobre beleza, decoração, culinária etc, conheço pessoas interessantes e vejo imagens lindas, e isso tem me feito tão bem,não tá bom?
    bjão

    ResponderExcluir
  2. falou TUDO!!!

    não vou generalizar mas tem blogs com milhares de seguidores que são elevados em pedestais pelas empresas e, para essas sim deve ser um saco ler: visita o meu blog!

    Agora pra mim, que to começando, adoro receber esses comentários e todos que recebi, fui gentilmente no blog retribuir carinhosamente a visita!

    No entanto, uma outra coisa é fato: não adianta dar óculos a quem já está cego, ou seja, quem não quer ver vai só criticar mesmo!

    nane balda

    ResponderExcluir
  3. "Adorei seu blog!!"
    Haha brincadeira!!
    Mas não no sentido como vc estava desabafando a respeito daquela moça...e sim de uma maneira bastante positiva com relação a importância e respeito com que vc trata cada assunto citado nele.
    Vc daria uma boa jornalista...
    Achei muito interessante e vou segui-lo com muito carinho...
    Bjos amiga...
    A-D-O-R-E-I! =)

    PS: Aqui meu comentário saiu completo!! Aff...

    ResponderExcluir
  4. Olá Cassia, seja muito bem vinda!
    Eu ADORO qdo escrevem dizendo que gostou do blog, é para isso que escrevemos!
    Qto a ser jornalista, nunca havia pensado nisso. :).
    Bjóks e fique a vontade, pois a casa é de vocês.

    ResponderExcluir
  5. "Adorei" rsrsrs'
    Brincadeira²
    Realmente eu tenho que concordar.
    Afinal, o comentario é a opnião da leitora,
    e vcs querem ler algo com conteudo, criticas,
    sugestões, entre outras coisas.
    Ai vc olha que tem comentarios novos, e quando
    vai ver, "Adorei", "Que post legal".
    AFF' Da até vontade de socar alguém.
    Eu prometo me esforçar o maximo para comentar
    opniões concretas.

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Também quero me esforçar pra comentar, opinar e dar sugestões quando necessario!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Pois eh... tbm odeio esse tipo de comentário...
    Acho legal quando a gente pode trocar informações entre as leitoras e blogueiras...
    Muito chato visitas de outras blogueiras que só querem divulgar os sorteios de seu blog para conseguir "seguidores" :P
    Bjus
    =)

    ResponderExcluir
  8. tudo bem q cada deve ter sua opinao,
    mas essa ofendeu,
    so de raiva eu denuciaria o comentario dela e desseguiria o blog dela!!!
    é questao de principios nao de vingaça a verdadeira vingança é a fe!!!!!(ohhhhhhhhhhhhh,q discurso chato o meu ,hein?!!)

    ResponderExcluir
  9. isso é coisa de quem nao tem o q fazer,
    para ela tirar esse stress dela mandaria ela ir lavar loça ,varrer a casa ,limpar o banheiro...
    ela deve tar de tpm msm,mas ela quer chamar a atençao coitada ela nao deve ter atençao em casa!!!

    ResponderExcluir
  10. é ,
    se eu fosse seguidora da merdinha do blog dela,
    eu me arrependeria de comentar e ler o blog dela,
    parece q ela ta nem ai pára as leitoras ,
    mas sao as leitoras q segue o blog, q comentam,q dao sugestoes para o melhoramento,sao elas q segue para a dona ter parceirias!!!
    q ingrata!!!!!:S

    ResponderExcluir
  11. ahhhh,
    queria q vc colocasse o link do comentario dela so para mim ver as expressoes dela !!!
    mais é claro q eu acredito em vc ,mais queria comentar nesse msm blog q ela comentou so para humilhar ela!!!
    ahushuashuashuas!

    ResponderExcluir
  12. Pior do que comentários chatos, são pessoas que não leem os posts e ficam deixando comentários sem noção. Aff, isso tudo é preguiça de ler.
    Fala serio, hein!

    ResponderExcluir
  13. Fazer o que neih, se4mpre tem uma mala na nossa vida. Sempre um chato (a) para atrapalhar.
    Ou então um troxa que não sabe o que falar e fica dizendo coisas sem pé nem cabeça.

    ResponderExcluir
  14. Brenda, menos, sinceramente, você está baixando o nível falando desse jeito. Tudo bem que hiper chato esse tipo de gente, mas não é para tanto.

    ResponderExcluir

Participe, comente. A sua opinião é muito importante!