quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como Estão Nossas Crianças Neste Dia?

Hoje é dia das crianças, dia de festa e presentes, certo? Pode até ser, mas como andam nossas crianças? Será que somente presentes e festas bastam? Será que é disso que elas mais precisam ou será que é disso que elas estão vivendo?
Nós, professores, vivemos diariamente rodeados de crianças... são 30, 40 ou até mais e vivenciamos uma triste realidade, nossas crianças estão virando material de estoque! Sim, as escolas estão virando depósitos de crianças. Pais sem tempo ou sem vontade depositam suas crianças para serem "guardadas" nas escolas e de brinde ainda querem que voltem para casa disciplinadas, calmas e obedientes, além é claro, cultas e preparadas para o futuro. Nem vou entrar no mérito do "dever" atual das escolas e professores.

Sei que vivemos numa sociedade capitalista e que as famílias não seguem mais o padrão nuclear de antigamente, mas será que isso é motivo para deixar que seus filhos sejam donos dos próprios narizes ainda pequeninos é o melhor a ser feito para encarar os dias atuais?

E como esse blog tem a ver como moda, além de um universo amplo, separei duas pequenas celebridades que se encaixam um pouco nisso que acabei de falar - Suri Cruise e Shilloh Jollie Pitt, opostos extremos!!!

Uma, Suri, vive num mundo de conto de fadas, irreal, onde seu guarda roupas que, diga-se de passagem, deve ser trocado a cada 2 meses porque crianças crescem, vale o mesmo que uma mansão. Todos os seus gostos são realizados e tem os melhores estilistas aos seus pés, literalmente.







A outra, Shilloh, sem um exemplo definido, jura que é menino e que se chama John.



Não sou a melhor pessoa para discutir o caso, mas minhas aulas de psicologia na faculdade me deram base para poder falar um pouco sobre o desenvolvimento de uma criança.

Ambas ainda estão na fase de construção de personalidade. Até os 6-7 anos a criança ainda busca exemplos próximos como referências e sua personalidade ainda pode ser "moldada". Após essa fase, ela só muda o comportamento se assim o desejar.

É sabido que crianças são como esponjas, que absorvem tudo o que lhes é oferecido e temos o dever de mostrar a elas os melhores caminhos a serem seguidos. Deixar que a criança faça o que quer, e pior, apoiar tais comportamentos é negligenciar a educação desses pequenos.

Se eles mesmos tem que, como sua pouca idade, buscar as referencias que nao lhe são fornecidas em outros para evoluir e crescer, como ficará suas cabeças quando tais comportamentos entrarem em contradição?

Aí vemos adolescentes problemáticos, perdidos em seu próprio mundo ouvindo mais uma vez seus responsáveis sendo negligentes e culpando tais comportamentos na tal "fase" em que eles vivem.

Todos nós vivemos de fases e temos que ter apoio em todas elas. Que tal começarmos na primeira delas que é a infância?

Olhe ao seu lado e perceba se não há um pequenino (a)  precisando de você. Se não tem filhos, pode ser sobrinho, primo, vizinho ou até mesmo um aluno.

Bjóks e boa sorte!

2 comentários:

  1. Ótimo texto..eu tenhoi uma menina de 3 anos e meio e faço de tudo para ela ficar mais comigo..até cheguei a trabalhar período integral e colocar ela na creche, mas vi que esse não é caminho. eu quero que ela cresca do emu aldo com meus ensinamentos..pq os profesores não são pais..eles apenas tem o dever de ensinar o essencial mas a educação é dever dos pai!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. tudo tem seu tempo, e transformar uma criança em adulto é uma aberração, cada tempo em seu tempo!

    Beijokas

    Mary Goulart
    bigcosmetico.blogspot.com

    ResponderExcluir

Participe, comente. A sua opinião é muito importante!