Teste em laboratório questiona segurança de esmaltes no Brasil
Publicidade
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
Análise da ProTeste, órgão de defesa do consumidor, encontrou substâncias alergênicas na fórmula de esmaltes brasileiros. DE SÃO PAULO
Esmaltes seguem a legislação brasileira, dizem fabricantes
Essas substâncias não têm uso proibido em cosméticos no Brasil, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Mas, na Europa, esses compostos são banidos ou obedecem a um limite de concentração. Alguns já foram ligados ao desenvolvimento de câncer em animais. Nos Estados Unidos, as substâncias são usadas em cosméticos.
No teste, foram analisados 12 esmaltes de três marcas: Colorama, Risqué e Impala.
As fabricantes dizem que os produtos são seguros e seguem a legislação brasileira.
De acordo com a ProTeste, os únicos esmaltes nacionais que seriam considerados seguros na Europa são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué. Todos os da Impala foram reprovados.
Os compostos encontrados --dibutilftalato, nitrotolueno, tolueno e furfural-- são solventes e substâncias usadas em pigmentos e que conservam e dão brilho ao esmalte.
A análise foi feita por um laboratório francês, cujo nome a ProTeste não divulga, por motivos contratuais.
Ivan Luiz/Arte | ||
![]() |
SEGURANÇA
Para Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste, o resultado da pesquisa demonstra a necessidade de regulamentar o uso dos compostos.
"Essas substâncias já foram avaliadas na Comunidade Europeia, e o setor produtivo se comprometeu a não utilizá-las. É inadmissível expor consumidores a isso."
A entidade encaminhou os resultados à Anvisa e ao Ministério Público Federal, pedindo que as substâncias não sejam usadas no Brasil.
A vigilância informou que não tem conhecimento dos resultados da ProTeste e que não há pesquisas que justifiquem o veto aos compostos.
Segundo a Anvisa, é preciso avaliar o campo de aplicação e a concentração, considerados pequenos.
Especialistas afirmam que, apesar das evidências em testes com animais, não há provas de que as substâncias causem câncer em humanos.
A oncologista Maria Del Pilar Estevez, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, pesquisou os quatro compostos em sites internacionais de classificação de risco.
Segundo ela, o tolueno e o furfural são classificados como "possivelmente cancerígenos" em animais. "Não há motivo para alarme, é mais uma questão de prudência. O maior problema são alergias de pele e respiratórias."
A dermatologista Meire Gonzaga, professora da Faculdade de Medicina do ABC, confirma que as substâncias podem causar alergia.
"Cerca de 5% dos meus pacientes chegam com sintomas de alergia a esmalte e nem imaginam. A pessoa pode usar esmalte a vida toda e ter alergia depois de um tempo."
Os sintomas são cutícula ressecada, vermelhidão em torno das unhas, irritação na pele do pescoço e ao redor dos olhos e lábios ressecados.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia disse que não se pronunciaria sobre o teste e que os compostos encontrados podem irritar a pele.
Fonte: Folha de São Paulo por Uol.
Oi Vera!!!
ResponderExcluirNossa isso é perigoso, como quase tudo no Brasil, precisa acontecer alguma coisa, para depois eles fazerem algo a respeito!!!
Vou prestar atenção!!!
Bjos e tenha um lindo final de semana!!!
Ahh Neusa, o pior é que adoro esmaltes de marcas que não seguem os padrões internacionais... é uma pena. E sabemos que é possível desenvolver esmaltes sem esses produtos, vide Colorama e Ludurana.
ResponderExcluirVamos torcer para as empresas não só seguirem as tendências da moda em cores e texturas, mas a tendência da saúde tbém.
Bjóks
Gente.........choquei!!!!!
ResponderExcluirVou observar mais atentamente. Valeu pelo toque, pois amo estar com minhas unhas pintadas - bom ao olhar e sensação de limpeza e saúde - agora ligada na saúde ;)
Beijos e bom fim de semana
Nossa isso é preocupante, mais é so em esmaltes brancos?
ResponderExcluirbeijo e bom fimd
Oi Kekel, td bem?
ResponderExcluirEu tbém gostou mto dessa sensação, minhas mãos parecem outras. Vamos ficar de olho.
Bela, isso náo é só com esmaltes brancos não, acontece com todas as coras, pois a formulação é a mesma, só muda o corante. Estamos perdidas! Mas a situação pior fica por conta das alérgicas, o que não significada que não pssamos passar a ter alergia tbém.
Medo, né?
bjóks amigas, e tenha um ótimo fds.
olá
ResponderExcluirpassei para conhecero teu blog e adorei!!!vamos trocar links?
aproveito para te avisar do sorteio que acontecerá no meu blog...dá uma olhadinha:
http://brechodabelize.blogspot.com/2011/04/sorteio.html
bjos
gaby
Com certeza é um perigo. Essa semana meu lábio inchou, avermelhou e descascou todo. Usei um da impala. Isso já havia acontecido antes com um da risqué. Custei para descobrir que era alergia de esmaltes. Os grandes responsáveis: tolueno e formaldeído.
ResponderExcluirAgora só colorama.
Bjus
Neusa querida, tu tem toda a razão!!! sempre depois de um susto é que o povo se puxa....
ResponderExcluirtomara que mude algo depois disso!!!!!!!!!!!!!
Cara, agora fiquei preocupada.
ResponderExcluirTenho que ter mais atenção.
É preocupante, obrigada por dividir conosco esse post!!
ResponderExcluirBjs
Gostaria muito de saber qual foi a resposta ao teste das marcas de esmaltes...
ResponderExcluirSerá que eles farão algo para solucionar os problemas??
Bjus
=)
vera,q perigo ,hein???!!!
ResponderExcluira materia ta otima ,vera
parabens,to esperando mas ,viu!!!
sobre o colorama eu ja sabia,
ResponderExcluirpois ele tava aprovado com a qualificaçao,
porem muitos podem mentir ,
mais como ele foi aprovado eu acredito!!!!
o impala é ta lindinho,bonitinho......mas tao perigoso!!!!!!!
ResponderExcluiragora tou mas atenta,as vezes da ate alergia e a gente pensa q é outra coisa,mais na verdade é o esmalte q a gente tanto confia!!!!
E eu uso taanto Impala.
ResponderExcluirFazer o que neih, se aqui no Brasil as coisas funcionam assim. :/
Vou passar a comprar mais Colorama.
ResponderExcluirMas também não vou conseguir ficar sem compra Impala neih, afinal de contas eles são lindos.
rsrs'