segunda-feira, 25 de abril de 2011

A história da maquiagem - parte 1

 
Há 3300 a.c, surgiram os primeiros registros da maquiagem. Os homens pintavam os rostos com pigmentos ocres (argila) e negros, extraídos de minerais moídos e diluídos em água para assustar seus inimigos e na guerra, reverenciar os deuses em seus rituais religiosos e de caça. Com o tempo a pintura no rosto passou a identificar o grupo ao qual os caçadores e guerreiros pertenciam.

Egito Antigo
Por volta de 3000 a.c, o rigor do clima levou os Egípcios a criarem óleos perfumados para tratar a pele dos efeitos prejudiciais do sol, carvão misturado com óleo vegetal ou gordura animal, uma espécie de delineador. Pigmento preto responsável pelo olhar de Cleópatra, com diversos objetivos como uniformizar traços pessoais, alcançar a sedução e revelar a beleza, também era usado ao redor dos olhos para proteger dos
raios do sol e afugentar insetos. Homens, mulheres e crianças usavam o tal carvão. No entanto, além de alongarem os olhos e definirem a sobrancelha com a cor preta realçavam as pálpebras com um pó verde, as bases de malaquita na boca passavam carmim, pigmento extraído de um inseto e na face um pó marrom.

Império Romano
Os romanos gostavam de manter a pele do rosto bem clara para isso usavam pó de trigo ou de arroz sobre uma camada de azeite de oliva ou gordura animal, As sobrancelhas precisavam estar escurecidas e nos lábios usavam corantes bem vivos.

Japão
Para ficarem parecidas com bonecas de porcelana, as gueixas japonesas uniformizavam o rosto com uma maquiagem branca e pintavam a boca em formato de coração. Uma das tradições da cultura japonesa é a maquiagem teatral. Até hoje os atores do Kabuqui (espetáculo em que alterna dança, mímica e canto) usam uma maquiagem simbólica aplicada sobre o rosto totalmente branco.

Na Idade Média, séc. XIII e XIV
A moda era ter uma aparência pálida, para isso as mulheres evitavam o sol o usavam pasta branca sobre o rosto e muitas chegavam a morrer pelo uso de uma substância tóxica chamada alvaiade (óxido de zinco). O uso das cores varia de acordo com a classe social, o rosa e o vermelho eram escolhidos pelas prostitutas. A Igreja Católica condenava a maquiagem.

Renascimento
O rosto pálido continuou como padrão de beleza nos séc. XV e XVI. Homens e mulheres escondiam as imperfeições da pele embaixo de camadas e mais camadas de pintura branca. O pó de caulim, gesso ou arroz cobriam as faces e os cabelos da aristocracia. A França se tornou o paraíso dos cosméticos, enquanto a Inglaterra os colocou em desuso.

O Índio Brasileiro
A pintura corporal dos índios reflete uma grande sensibilidade estética e envolve basicamente o uso de pinturas e plumas. As cerimônias religiosas, as guerras, as danças e rituais motivam o uso da maquiagem. Entre eles a pintura indígena é feita com pigmentos naturais. Na região do Xingu (MT), por exemplo, as tintas avermelhadas e amarelas são preparadas a partir de semente de urucum. Os desenhos rompem com a simetria e a estrutura do corpo.

Idade Moderna
Os exageros caíram de moda e o rosto natural voltou a ser o modelo de beleza, mas isso não durou muito tempo. Já em 1883 um perfumista francês Rhodopis lança o batom, composto por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota, limão, gordura de cervo e corante vermelho, e as descobertas não parara por ai. No séc. XX a cosmetologia tem um avanço imenso, os produtos se diversificaram e ganharam qualidade. O uso de maquiagem se tornou mais livre e popular. Na França em 1806 foi lançada a primeira enciclopédia da beleza reconhecendo a importância da maquiagem dando início à indústria da beleza.



Fonte: internet - maquiagem artística.

Gostaram?

Logo posto a segunda parte.

Bjóks

10 comentários:

  1. Oi Vera!!!

    Adorei o post, muito interessante!!!! São tão diferentes de acordo com cada época, mas sempre com um único propósito, realçar a beleza!!!
    Perfeito, estou ansiosa pela segunda parte!!!

    Amiga tem sorteio novo lá no blog, quer tentar a sorte???

    Bjos e tenha uma bela noite!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho as mulheres egipcias super femininas, tanto as roupas, quanto o make...mas, claro que a idade moderna está mais sofisticada.

    ResponderExcluir
  3. Por trás de tudo existe uma historia.
    Impressionante isso, neih?

    ResponderExcluir
  4. O post ficou super bacana!!!
    Muito bom saber um pouco sobre a história!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a história da maquiagem né?!
    Fiz um curso de auto maquiagem na Adcos e lá eles deram uma apostila que falava sobre isso tbm...
    Mas, muito interessante para quem ainda não conhece...
    Bjus
    =)

    ResponderExcluir
  6. nossa verinha,
    gostei muito da historia do make!!!!
    mas como ela era antiga,hein!!

    ResponderExcluir
  7. mas como antigamente eles amavam
    esconder as impeferçoes ate um ponto de morrer de tanto de oxido de zinco!!!!
    mas ate hoje ninguem quer montrar as impefeiçoes!!

    ResponderExcluir
  8. mas hoje a maquiagem mudou muito ,
    hoje eles usam pigmentos com vitaminas e minerais,
    q ajudam ate a nossa pele!!!
    entao nunca passe qualquer tinta ou po no rosto da uma alergia danada!!

    ResponderExcluir
  9. Como tudo na vida evolui, a maquiagem também seguiu a regra.
    Super interessante tudo isso.

    ResponderExcluir
  10. Também acho as mulheres egípcias um luxo.
    Pura feminilidade.

    ResponderExcluir

Participe, comente. A sua opinião é muito importante!